top of page
  • Foto do escritorTiago Cavalcanti Tabajara

Neurocoaching, o processo de coaching turbinado pelo uso da neurociência



Acreditamos que a crise no atual cenário econômico e político brasileiro, tem influenciado o crescimento da profissão de Coach, que segundo a Associação Internacional de Coaches Profissionais (AICP), estima que tenha atingido mais de 300% nos últimos 4 anos, chegando há cerca 30 mil profissionais certificados, mesmo não sendo uma profissão regulamentada. Por isso queremos profissionalizar ainda mais essa bela profissão, entregando ferramentas e técnicas neurocientíficas, capazes de gerar resultados comprovados.


O profissional de coaching e pesquisador Tiago Cavalcanti Tabajara, com mais de 10 anos de experiência na área, desenvolveu a Formação Profissional do Método Infinity de Neurocoaching . Esse novo processo inédito no Brasil, foi desenvolvido por eles tendo como base o mestrado e doutorado que fez nos EUA na área de neurociência aplicada à negócios.

“Acreditamos que a crise no atual cenário econômico e político brasileiro, tem influenciado o crescimento da profissão de Coach, que segundo a Associação Internacional de Coaches Profissionais (AICP), estima que tenha atingido mais de 300% nos últimos 4 anos, chegando há cerca 30 mil profissionais certificados, mesmo não sendo uma profissão regulamentada. Por isso queremos profissionalizar ainda mais essa bela profissão, entregando ferramentas e técnicas neurocientíficas, capazes de gerar resultados comprovados”, afirma Tabajara.

O profissional de coaching realmente possui um caráter muito importante para sociedade, pois são pessoas capacitadas para auxiliar, incentivar, motivar e ajudar outros profissionais a gerar crescimento e produtividade em suas vidas e carreiras obtendo melhores resultados em diversas áreas.

Porém o atual momento de altíssima competitividade, tem gerado uma corrida na busca de resultados superiores e um dos motivos pode se atribuir ao grande número de empresas fechando e ao aumento do desemprego. Com isso tem-se observado uma busca sem precedentes, tanto por cursos de formação de Coaches, quanto uma busca por profissionais com esse conhecimento para conduzir o processo com seus clientes denominados de Coachees. Junto com esse crescimento, acontecem os abusos e mau uso dos conceitos, algo muito normal para um mercado em expansão e ainda não regulamentado.

Muitos profissionais acabam apresentando fórmulas mágicas e outros dizem que conquistam resultados extraordinários, gerando assim, muitos Coachees insatisfeitos e uma crescente descrença no processo. O participante de um processo tradicional de Coaching tende, em geral, declarar efetividade no processo vivenciado, mesmo que isso não seja toda a verdade, já que existe uma expectativa social de resultados em quem contrata o processo.

Segundo a neurociência, esse processo chama-se de validação social e indica que as pessoas farão ou dirão o que é esperado delas para que não se sintam diminuídas ou ridicularizadas perante os demais membros do seu grupo social. Ou seja, é possível que muitos dos resultados apresentados como bem-sucedidos não sejam verdadeiros e a falta de um método científico que analise as ferramentas e os resultados colabora ainda mais essa percepção.

Muitos problemas que tem surgido, devem-se ao fato de que o processo de coaching tradicional não consegue atingir a totalidade dos processos cognitivos e comportamentais. As técnicas empregadas não consideram o processo de decisão inconsciente que corresponde a 85% das decisões dos seres humanos. O processo tradicional também não considera a influência dos neurotransmissores e hormônios, o que altera intensamente o processo de mudança pessoal.


Dessa forma, a Formação Profissional do Método Infinity de Neurocoaching, visa levar a neurociência para dentro do processo, bem como diversas ferramentas e técnicas, utilizando como base, os processos de decisão inconsciente e da neurofisiologia, que considera a atuação dos neurotransmissores nos processos psicológicos. Vale lembrar que a Formação em Neurocoaching, não está tentando desqualificar o processo de Coaching tradicional, mas sim buscar incrementar e levar um maior embasamento e resultados mais efetivos do que tem se obtido até o momento.

Como todo o cenário atual de grande demanda e ao mesmo tempo de grande concorrência, faz com que o profissional de coaching, que já possui uma atuação de qualidade, precise se diferenciar dos demais profissionais, levando técnicas inovadoras e uma atuação com base na ciência, para gerar resultados realmente efetivos. Esse é o papel do novo profissional de Coaching, o Neurocoach, de levar resultados fantásticos para pessoas exigentes em um mercado competitivo.


Entre em contato para saber como incluir o Método Infinity em sua vida!

86 visualizações0 comentário
bottom of page